top of page

A estratégia do Oceano Azul



A estratégia do oceano azul nada mais é do que uma metáfora na qual as empresas devem procurar mercados, nichos, segmentos, ainda não explorados, onde eles seriam os únicos em alto mar. Tais empresas conquistariam diferenciação. Já no oceano vermelho seria a concorrência desenfreada, onde as empresas estariam em uma "briga de foice" atrás do cliente e do lucro. A carnificina entre os concorrentes ensanguentaria os oceanos.


O livro apresenta algumas estratégias para que a empresa consiga alcançar uma curva de valor e conquistar o seu oceano azul, que duraria (segundo os autores) uns 15 anos, até que a concorrência chegasse ao oceano azul, ensanguentasse as águas e obrigasse a empresa a procurar outro lugar. A pergunta que me fiz o tempo todo era: existe tanto oceano azul assim?


Um exemplo de empresa que conseguiu se destacar e alcançar o oceano azul foi o Cirque du Soleil, que conseguiu superar as dificuldades enfrentadas pelos circos, inspirou-se na Broadway, na ópera, no balé, no teatro, e em outras atrações, criando assim um novo segmento de entretenimento, conquistando novos públicos e consolidando-se no mercado.



Algumas estratégias do oceano azul:


“Ao invés de focar em destruir a concorrência, torne-a irrelevante,

oferecendo um salto de valor e criando uma nova demanda de Mercado".



Inovação de valor: a pedra angular da estratégia do oceano azul

Como mostra a figura, "a criação de oceanos azuis consiste em reduzir os custo e, ao mesmo tempo, aumentar o valor para os compradores. Essa é a maneira como se empreende um salto de valor tanto para a empresa quanto para os compradores. Como o valor para os compradores decorre da utilidade e do preço dos produtos e serviços e o valor para a empresa resulta do preço em comparação com os custos, só se alcança a inovação de valor quando todo o sistema de atividades da empresa, envolvendo utilidade, preço e custo, se alinha de maneira adequada. É essa abordagem de sistema integral que converte a criação de oceanos azuis em estratégia sustentável. A estratégia do oceano azul integra todo o espectro de atividades funcionais e operacionais da empresa" (KIM, 2005, p. 16).


"A fim de reconstruir os elementos de valor para o comprador, na elaboração de uma nova curva de valor, desenvolvemos o modelo das quatro ações. Como mostra a figura, para romper o trade-off diferenciação-baixo custo e criar uma nova curva de valor dispõe-se de quatro perguntas-chave, que questionam a lógica estratégica e o modelo de negócios do setor: Que atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados? Que atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais? Que atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais? Que atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados?" (KIM, 2005, pp. 28-29). Ao meu ver, essa matriz é a base da "estratégia do oceano azul", onde a empresa precisa reduzir, eliminar, criar e elevar, para assim, conseguir uma nova curva de valor e conquistar um oceano azul.

bottom of page