A origem da palavra Masoquismo
Segundo o dicionário, masoquismo significa: "condição caracterizada pela mudança do estado normal que consiste na obtenção de prazer (sexual), através do próprio sofrimento (físico ou moral) [...] Comportamento da pessoa que sente prazer a partir da dor e/ou do seu próprio sofrimento; capacidade de sentir prazer na ação de se machucar".
Contudo, lendo o livro Remédios literários, de Ella Berthoud e Susan Elderkin, descobri que a palavra masoquismo tem origem no sobrenome do autor Leopold von Sacher-Masoch, por conta da obra A Vênus das Peles (1870), indicada pelas autoras quando o leitor sofre de ciúmes.
Na história, um dos personagens chega ao climax após levar uma surra. Severin é humilhado e mal-tratado por Wanda, por quem é apaixonado. Ou melhor, ele quer ser maltratado. Segundo ele: "quem permite ser chicoteado merece ser chicoteado".
Você também deve ter percebido que a palavra masoquismo tem relação com a palavra sadomasoquismo. A diferença é que o masoquista sente prazer na própria dor. O sádico sente prazer na dor do outro. Logo, o sadomasoquista sente prazer ao sentir e proporcionar dor.
Achei interessante, sendo uma pesquisadora do universo literário, descobrir a relação da literatura com campos tao diversos. Lendo e aprendendo.