top of page

Os lugares de Oscar Wilde

Para quem está em Dublin e curte literatura, uma boa opção de passeio é visitar a estátua do autor, dramaturgo e poeta Oscar Wilde. Eu acreditava que também poderia visitar seu museu, mas pelas informações para os turistas, as visitas foram encerradas em 2007, sendo que hoje o espaço é utilizado pela American College Dublin. Saindo da casa de Wilde, atravessando a rua (esquina da Merrion Square Park), podemos observar a estátua feita em sua homenagem, situada em um belo parque da cidade.


Segundo informações turísticas do local, a "obra de arte consiste em três partes: a escultura em pedra de Oscar Wilde, um pilar com a imagem de sua esposa grávida em bronze e um pilar com um torso masculino em bronze".


Wilde foi retratado aos 40 anos, com uma roupa colorida, referindo-se a sua personalidade extravagante. A escultura foi erguida no ano de 1997, projetada e criada pelo escultor irlandês Danny Osborne, sob encomenda do grupo Guinness. O escultor utilizou pedras coloridas polidas e com texturas variáveis "para criar este escritor incrivelmente realista sentado em cima de um monte rochoso de 35 toneladas de quartzo branco das montanhas de Wicklow". Danny objetivava representar "o amor de Wilde por belos objetos, pedras, entre outros, bem como a sua personalidade colorida".


Já as esculturas de bronze localizadas nos pilares representam sua mulher grávida, Constance. A outra escultura é um torso masculino, representando Dionísio, Deus do vinho, da juventude e do teatro, grandes interesses de Wilde, sendo que este possuída uma estátua de Dionísio em seu escritório em Londres.

 

 

Onde fica:

 

bottom of page