Os lugares de J. K. Rowling
Meu principal objetivo em Edinburgh era conhecer o café The Elephante House, uma das principais cafeterias utilizadas por JK Rowling para escrever a saga Harry Potter. O local tornou-se uma atração turística da cidade. Sempre que eu passava por sua rua, havia turistas observando e fotografando, assim como no interior do estabelecimento.
Segundo o guia turístico da cidade, JK Rowling ia para cafeterias porque não teria dinheiro para alugar um apartamento com aquecimento, já que isso é algo caro em Edinburgh. Mas, segundo uma entrevista sua para a BBC, este fato é irreal, pois ela alugara um apartamento com aquecimento, escolhendo os cafés como um meio de fazer seu nenê cair no sono.
Se você é fa da autora e está em Edinburgh, pode fazer um tour temático de HP que ocorre nas sextas e sábados. No café há informações mais detalhadas sobre o passeio. Infelizmente eu só fiquei sabendo do passeio quando estava na cidade, e já tinha passagem comprada para sexta de manha.
Foi também em Edinburgh que JK Rowling terminou a saga ao finalizar o livro Harry Potter e as Relíquias da morte. Este feito foi realizado, porém, em um quarto do hotel Balmoral e registrado com um recado na parede. Eu pude observar o hotel de longe, e percebi que é um dos mais magníficos da cidade. Se a estadia já era cara, ao saber do recado, o hotel aumentou ainda mais o valor para passar uma noite no quarto, cobrando quase 6.000,00 a diária. Me restou observar de fora mesmo.
Contudo, a cidade é MAGNÍFICA. Parece que tem magia no ar, é inexplicável. Parecia que a qualquer momento o Dumbledore iria passar por mim. Se você tiver a oportunidade de ir para a Europa, por favor, conheça Edinburgh.
The Elephante House
Como chegar:
The Balmoral Hotel
Fonte: Roteiros literários.