Pesquisa de Produto
A pesquisa de produto pode se utilizada para fins variados. Pode ser utilizada para o lançamento de um novo produto no mercado, na implantação de novos sabores, aromas ou modificações de um produto já existente, até mesmo para compreender as diferenças entre produtos concorrentes. A pesquisa de produto esta diretamente relacionada com as novas tendências do mercado. Muitas empresas se utilizam deste meio de pesquisa para não investirem em produtos errados e perder todo o investimento que o lançamento de um novo produto envolve. Podemos citar como exemplo uma dessas empresas O Boticário, que para atender as necessidades e expectativas dos consumidores, primeiramente realiza uma pesquisa para saber quais são as novas tendências do mercado. Para O Boticário lançar um produto novo no mercado, também há um preparo que engloba pesquisa de mercado, teste-piloto dos produtos, análises financeiras, entre outros.
Para Samara (2002, p. 25),
na pesquisa de produto procura-se identificar quais os diferenciais competitivos entre produtos concorrentes, assim como a aceitação e o potencial para novos produtos, ou modificações já existentes. A pesquisa de produto também proporciona testes de produto, como qualidade, sabor, aroma, cor, design de embalagem e conceito de produto, entre outros.
Alguns critérios são utilizados no momento que a pesquisa de produto é realizada: a função do produto, o aprimoramento, o desenvolvimento, as funções adicionais, o design e o modo como este é ou será introduzido no mercado.
O Desenvolvimento de um novo produto
Para que um novo produto surja no mercado, primeiramente se faz necessário conhecer as necessidades deste, selecionando as ideias mais viáveis e de fácil aplicação levando em consideração o conhecimento sobre o segmento que pretende inserir-se, bem como o público que almeja atingir.
Em sua maioria as ideias da criação de um produto promissor emergem na própria empresa, ambientes externos, pesquisas de mercado ou uma pré-observação de outras empresas, desta forma após estes aspectos detectados cabe a um profissional de publicidade ou de marketing avaliar sua aplicabilidade. Para que o produto tenha êxito, os profissionais devem ter um breve conhecimento sobre pesquisa, compreendendo as demandas do produto, confeccionando uma antecipação das vendas, assim como analisar os custos envolvidos na produção e divulgação do novo produto.
Um dos pontos fundamentais na elaboração de um produto é averiguar o perfil do público em que a mercadoria será ofertada, pois os consumidores em geral levam em consideração a qualidade do produto e a funcionalidade do mesmo, aspectos que são de suma importância no momento da compra.
No instante da ação favorável ao produto, os critérios adotados são: confiabilidade, recursos oferecidos, desempenho, conformidade, durabilidade, serviços de pós-venda, estética. A estética está relacionada linearmente com a embalagem, que além de comunicar as características do produto, também representa a funcionalidade.
A maioria dos produtos que apresentam declínio, fracassam porque não conseguem suprir as necessidades do consumidor, pois não sabem interpretar as tendências ou uma comunicação incoerente com os propósitos da empresa em relação ao produto e também os canais de distribuição estipulada ser inapropriados.
Bibliografia:
SAMARA, Beatriz Santos. Pesquisa em marketing: conceitos e metodologias. São Paulo, Prentice Hall, 2002.
Comments