Entendendo a Wikipédia
Um dos maiores exemplos de colaboração virtual para produção e divulgação de conhecimento é a Wikipédia. Intitula-se como uma enciclopédia online e comunidade virtual “formada por pessoas interessadas na construção de uma enciclopédia de alta qualidade, num espírito de respeito mútuo”. Foi criada em janeiro de 2001 e é gerida pela Wikemedia Foundation.
Você pode encontrar conhecimento referente a praticamente qualquer coisa na Wikipédia, mas o perigo é que qualquer pessoa pode “editar” esse conhecimento. De acordo com a Wikipédia, ela é uma “enciclopédia livre, que todos podem editar”. Como? De acordo com o próprio site, a Wikipédia é “um projeto que agrega conteúdo enciclopédico escrito de modo colaborativo”. Tal projeto “busca um mundo em que cada ser humano tenha livre acesso à soma de todos os conhecimentos”. Em busca desse objetivo, a Wikipédia incentiva que seus usuários editem e tenham acesso a seu conteúdo, por isso disponibiliza todo o seu acervo gratuitamente sob licença livre.
Quando alguém edita um artigo na Wikipédia, pode colaborar no aperfeiçoamento deste, seja no conteúdo, gramática ou formatação. Se o colaborador se arrepender do que acrescentou ele pode reverter o que fez e até mesmo corrigir.
Todos produzem e editam conteúdo e colaboram para o projeto (de forma geral), mas apesar da Wikipédia pedir para não vandalizar, infelizmente há pessoas que se divertem editando a Wikipédia de maneira “particular”. Isso descaracteriza todo um conceito de colaboração mútua em prol de um mesmo objetivo. E esse é o principal motivo que citar a Wikipédia em trabalhos é vista com maus olhos, apesar do fato de os administradores do site poder aceitar ou não as alterações. Não considerando esse detalhe, a Wikipédia é a forma mais rápida de você ter noção ou conhecimentos sobre algo na internet.
Tratando também desse tema, Tiago Cordeiro publicou na revista Super Interessante (Nov. 2007) uma matéria intitulada “Dá para confiar na Wikipédia?”, e a resposta é curta e grossa: “Não”. Pelo simples fato de que não se pode confiar 100% em nenhuma única fonte de pesquisa (principalmente uma fonte de pesquisa editável). De acordo com a reportagem, o nome Wikipédia vem de wiki-wiki, termo havaiano para “veloz”. Fernanda Viegas, pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts afirma em que a “a Wikipédia dá certo porque tem uma hierarquia definida e regras claras de conduta. O vandalismo é corrigido com rapidez”. Porém, a reportagem afirma o que já havia sido mencionado aqui:
Mas ainda há furos. No início deste ano, veio à tona um esquema de sabotagem e autopromoção na enciclopédia, com gente da Apple editando o verbete da Microsoft e o site MySpace removendo informação negativa de seu próprio verbete, entre outras coisas. Para evitar coisas assim, medidas extremas estão sendo estudadas: a Wikipédia alemã, por exemplo, deve limitar a edição a colaboradores pré-selecionados (CORDEIRO, 2007).
Na construção colaborativa do site, percebemos os diferentes tipos de colaboradores. De acordo com o site, o leitor é aquele “usuário que visita o site para se informar”, sendo que o site chega a contabilizar aproximadamente 7,8 milhões por dia. O leitor não tem interesse em procurar erros ou editar artigos, no máximo, posta algum recado na página de discussões, que pode influenciar os editores.
O editor é qualquer internauta que entre em um artigo para alterá-lo, fato que se repete 3 milhões de vezes por dia. Suas atribuições são acrescentar, retirar ou corrigir informações de um verbete, ou até mesmo, criar novos tópicos.
O administrador é um super editor eleito ou indicado por outro editor, por causa da frequência e da qualidade de suas colaborações. O site contabiliza cerca de 1.350 editores, que possuem como atribuições, “apagar ou bloquear páginas problemáticas e recuperar versões anteriores de verbetes que foram vítimas de vandalismo”.
O burocrata é o chefe dos administradores e contabilizam o total de 22 no mundo inteiro (algumas línguas não possuem administradores). Suas atribuições dividem-se entre resolver pendências entre administradores e podem “demitir” editores mal intencionados.
E por fim, o Steward é o juiz da Wikipédia, e é um total de 30. Suas atribuições é resolver eventuais conflitos que possam acontecer entre burocratas e administradores, por exemplo. É ele quem decide quem tem razão, e ainda, pode promover ou rebaixar pessoas de seus cargos, sem votação.
Mas nem tudo são flores. Se você quiser saber o lado “negro” da história da Wikipédia, sugiro a leitura do livro O culto do amador, do Andrew Keen.
Comments