top of page

O que é Lowsumerism?

A Box1824, empresa de pesquisa e tendência (mais incrível do mundo), publicou recentemente uma nova pesquisa com o vídeo "The Rise Lowsumerismo". Falando sobre a sociedade e o consumo, o vídeo reflete a transformação deste relação, transformação esta que estaria nos levando a autodestruição, tornando-nos desesperados por outras alternativas. Ao final do vídeo (que desecaremos neste post), entendemos o que é Lowsumerism e por que é preciso rever nossa relação com o consumo e a mercadoria.


The Rise Lowsumerism


"Algumas pessoas querem comprar um carro. Algumas pessoas sonham em comprar uma casa. Algumas querem viajar o mundo. Outras querem comprar roupas novas todos os meses. E algumas pessoas só querem comprar, comprar e comprar.


Antigamente o nosso foco era satisfazer as nossas necessidades. Essa era a regra. Mas vivemos numa cultura que transformou tudo em excesso. E esse excesso não parece muito natural. Mas como isso aconteceu?


1890: The boost of consumption

Para que a industrialização desse certo, era preciso não só produzir uma abudância de produtos, mas também uma abundância de demanda. Desde então as pessoas são encorajadas a comprar mais do que o necessário.

1920: Credit and Advertising

Com a crescente concorrência entre as indústrias, houve um "boom" nos setores de marketing e publicidade. Quem aparece mais, vende mais! Ao mesmo tempo nasceu a indústria do crédito, e a mentalidade "compre agora, pague depois", fez com que as pessoas vivessem sempre individadas.


1950: American dream consumption

A cultura popular do meio do século aproveitou todas as oportunidades para mostrar que o trabalho duro poderia levar a um estilo de vida confortável. Para ser um "vencedor", você tinha que ter uma casa no subúrbio com cerca branca, 2,5 crianças, uma geladeira bem cheia e - é claro - um carro.


1980: Individual consumption

A indústria da propaganda percebeu a crescente individualização dos estilos de vida, e atendeu desejos cada vez mais especificos, voltando sua atenção para mercados de nicho e público alvo.


1990: The consumption Era

Nos anos 90, uma nova onda de conscientização ambiental provocou um despertar sobre os riscos do consumo excessivo. Mas parece que ninguém ouviu. Novas técnicas de manufaturas e mão-de-obra barata impulsionaram ainda mais o volume de produção, fazendo tudo ficar descartável. A tecnologia digital estava evoluindo mais rápido do que nunca, e ter as coisas mais novas se tornou uma prova de status e sucesso.


O consumo se tornou "consumismo". A mídia de massa passou a falar sobre os sintomas negativos da compulsão por comprar. De repente estamos vivendo numa realidade onde o consumismo deixa as pessoas em um estado permanente de ansiedade.


O consumismo é um ciclo vicioso onde tanto a indústria quanto o consumidor tem a sua parcela de responsabilidade. E não é um selo "verde" que vai resolver o problema. Somente nas últimas três décadas, um terço dos recursos naturais da Terra foram consumidos. Isso é um processo de autodestruição. Literalmente. O mundo está desesperado por alternativas.


2010: Sharing Economy

Uma nova mentalidade de consumo - a economia compartilhada - coloca o acesso acima da posse. Você não precisa mais comprar um bem para usufruir dele. E embora a "sharing economy" pareça um paço à frente, ela não reduz o nosso desejo de consumir. Ela simplesmente reduz a posse.


Toda propaganda carrega a mensagem "compre isso e seja mais feliz". Mas isso é uma ilusão. Já não está na hora de acordar? Toda mudança precisa começar em algum lugar. Mas nesse caso, ela tem de acontecer na sua consciência. De agora em diante, antes de se deixar levar por qualquer impulso de consumo, tente quebrar a lógica que foi implantada na sua mente:


Você realmente precisa disso?

E você pode pagar por isso?

Você não está querendo ser incluído ou afirmar sua personalidade?

Você sabe a origem desse produto e para onde ele vai depois?

Você não está sendo iludido pela publicidade e branding?

E o mais importante: você acha que essa compra prejudica o planeta?

E quantas dessas compras você acha que o planeta consegue suportar?


Lowsumerismo é ser mais consciente e consumir menos. São três atitudes simples que, juntas, vão provocar um grande impacto:


1. É sempre pensar antes de comprar.

2. É buscar alternativas de menor impacto para os recursos naturais, como trocar, consertar e fazer.

3. É viver somente com aquilo que é realmente necessário.


Lowsumerismo é um movimento qure precisa ser colocado em prática agora. Porque o mundo não pode mais esperar. Afinal de contas, a Terra é a nossa casa, não um imenso shopping center.


O consumismo é um comportamento ultrapassado, do qual logo teremos vergonha. Nos tornando "lowsumers" nós temos uma chance de mudar o futuro. E essa mudança precisa de você!







bottom of page